Reunião debateu a importância da união de todos os municípios em prol do fortalecimento das questões pertinentes à pasta ambiental

Representantes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente de 18 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte estiveram reunidos na Granbel, no dia 10 de outubro, para o 1º Encontro do Fórum dos Secretários Municipais de Meio Ambiente. A reunião instalou oficialmente o Fórum e elegeu a diretoria que estará à frente das discussões. A coordenação ficou a cargo do secretário de Nova Lima, Danilo Vieira Júnior; Wagner Donato Rodrigues, secretário de Contagem, assumiu como vice-coordenador e a representante de Rio Acima, Eleonora Negromonte Moura, foi eleita secretária.

O presidente da Granbel e prefeito de Nova Lima, Vitor Penido, abriu a reunião ressaltando os objetivos do Fórum. "Esse é um espaço para troca de experiências, para desenvolvermos ações conjuntas, projetos e intercâmbio de uma agenda ambiental metropolitana. É uma oportunidade para criarmos parcerias com os municípios e órgãos ambientais", afirmou. Penido destacou ainda a importância de ter à frente das discussões bons representantes. "Como não posso participar de todas as reuniões, em função dos vários compromissos, acredito que seja essencial que o Fórum tenha uma diretoria que possa tomar a frente dos problemas, ser atuante e orientá-los de forma efetiva", disse.

Nesse sentido, o presidente da Granbel indicou Danilo Vieira para o cargo de coordenador e justificou sua escolha baseado no bom trabalho que o secretário vem desenvolvendo em Nova Lima e também por seu desempenho quando esteve à frente da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. "Tenho certeza de que o Danilo vai coordenar com muita maestria esse Fórum e pautar com vocês o que for preciso, discutir os principais assuntos e orientá-los", explicou. Por sua vez, Danilo Vieira agradeceu a confiança nele depositada e destacou que o trabalho será feito a várias mãos. "Serei o facilitador, mas todos têm que estar imbuídos nessa missão para obtermos êxito", ressaltou.

Entre as deliberações da reunião, o vice-coordenador Wagner Donato ofereceu aos municípios participantes a realização de dois cursos ministrados pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) de Contagem - "Licenciamento e Fiscalização" e "Elaboração de Plano Diretor", duas das principais dificuldades apontadas pelos representantes presentes na reunião, especialmente os das cidades menores. "Coloco a equipe da Semas à disposição para ministrar esses cursos. Temos que fazer um trabalho integrado na região metropolitana, pois atuando de forma coletiva podemos minimizar os problemas que são comuns a muitos dos municípios", declarou Wagner.

Outro tema abordado durante o encontro discorreu acerca do Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana (PDDI). Danilo Vieira chamou a atenção sobre o macrozoneamento, que tem impacto na gestão territorial de todos os municípios da Grande BH. "É muito importante trazer essa discussão aqui para o Fórum e atuarmos de forma conjunta, pois unidos temos mais chances de defender nossos pontos de vista com veemência e opinar de maneira mais efetiva para defendermos nossos direitos", declarou.

Danilo Vieira e Wagner Donato aproveitaram a ocasião para convocar todos os municípios a participarem do encontro da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), que será realizado em Ouro Preto, no dia 26 de outubro. Donato ressaltou a importância de reorganizar a representatividade de Minas Gerais na Anamma, que deixou de ter uma estrutura participativa no Estado. "Por se tratar de uma instituição que é referência nacional, com trânsito no Ministério do Meio Ambiente e no Congresso, a Associação participa ativamente de todas as discussões ambientais importantes. Nesse sentido, é fundamental que os municípios mineiros façam parte", finalizou o vice-coordenador, que também ocupa assento no Conselho Fiscal da Anamma, ao lado de Danilo Vieira, que é secretário-geral.

A próxima reunião do Fórum de Meio Ambiente está agendada para o mês de novembro, quando também serão ministrados os cursos de capacitação oferecidos pela Semas de Contagem. As datas sugeridas foram os dias 18/11 (Licenciamento) e 25/11 (Plano Diretor), a serem confirmadas de acordo com a disponibilidade dos participantes.