O Fórum de secretários de Desenvolvimento Social e Assistência Social se reuniram na Sede da Granbel para tratar da incorporação ao Fórum Metropolitano do Cadastro Único e Bolsa Família e aprovação do novo Regimento Interno.

O Gerente da Caixa Econômica Federal, João Antônio Silva, que participou da reunião deu orientações sobre importância de qualificar a base de dados dos programas sociais dos Municípios.

A Coordenadora do Fórum, Gláucia Brandão, explicou que a reestruturação do Fórum visa capacitar os novos gestores das pastas municipais, aprimorar as políticas públicas da área e fortalecer os municípios. "Este é um espaço de integração, compartilhamento de experiências, deliberação e fortalecimento, porque unidos temos mais força para demandar do Estado e da União questões comuns à Região Metropolitana", ressaltou. O encontro contou com a participação de 13 gestores metropolitanos da área, entre eles o vice-coordenador do Fórum de Gestores Metropolitanos de Desenvolvimento/Assistência Social e secretário municipal de Desenvolvimento Social de Nova Lima, Diego Garzon Henrique e a secretária municipal de Desenvolvimento Social de Sabará, Nívea Soares. O gerente da Caixa Econômica Federal, João Antônio Pinto Henriques da Silva também participou do encontro.

Segundo Nívea Soares, "houve uma renovação muito grande nas administrações municipais da região metropolitana, o que como consequência, arrefeceu as ações do Fórum de Gestores". Ainda segundo ela, a iniciativa de constituir um grupo para suporte e compartilhamento de ideias nasceu há 10 anos, na época da implantação do Bolsa Família. "Esse projeto já foi reconhecido internacionalmente, por sua inovação e resultados positivos. Municípios de outros estados nos procuram para repassarmos informações e apresentarmos nosso modelo de trabalho", destacou.

Capacitação dos Gestores

Entre os compromissos de pauta, a capacitação dos novos gestores foi abordada durante a reunião pelo gerente da Caixa Econômica, João Antônio Silva. Ele destacou as atribuições de cada ente no processo de operacionalização e gestão dos programas sociais e falou sobre a importância de manter o cadastro dos beneficiários dos programas sociais sempre atualizados. "É preciso entender que a responsabilidade da gestão do Cadastro Único e do Bolsa Família é dos municípios. Os gestores devem ter imenso cuidado com os dados do sistema, pois são informações muito sigilosas, e uma administração equivocada pode gerar penalizações, conforme está previsto na legislação. "Outra questão que diz respeito ao cadastro da família no sistema é que os gestores devem preocupar em manter o endereço atualizado, os dados de contato e outras informações relevantes para que se tenha uma base qualificada, o que vai facilitar a gestão", disse.

DECISÕES

Entre as deliberações da reunião, ficou decidido que o Fórum Metropolitano do Cadastro Único e Bolsa Família fosse incorporado ao Fórum dos Gestores Municipais de Desenvolvimento Social e Assistência Social. A presidente do Fórum, Gláucia Brandão, explicou que essa necessidade nasceu devido à similaridade dos assuntos discutidos nos dois espaços. "Identificamos que a temática é relacionada e, assim, decidimos agregar os dois grupos. Lidamos com os mesmos problemas nos municípios. Para que não tivéssemos dois Fóruns separados, foi proposto fazer a integração, o que foi muito bem aceito entre os gestores".

Outra pauta relevante discutida no encontro visava a aprovação do novo Regimento Interno do Fórum de Gestores Municipais de Desenvolvimento / Assistência Social, que foi ratificado unanimidade pelos participantes.